Julho é o mês de prevenção a desastres naturais

i9ge_contabilidade

Sai o junho verde, com ações em prol ao meio ambiente, entra o julho laranja, sobre prevenção a desastres naturais.

A programação é grande, a maioria organizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Defesa do Cidadão. O objetivo de conscientizar e orientar a população sobre a importância de prevenção e meios de ação em casos de desastres e catástrofes naturais.

A abertura já é neste sábado, 1º de julho, a partir das 9h, com a pintura de laranja da Ponte Comendador Souza e Silva, localizada ao lado do Mausoléu Dr. Blumenau e próxima à Fundação Cultural e ao Biergarten. A noite já estará funcionando a iluminação laranja no prédio da Prefeitura e na Ponte de Ferro.

A solenidade  de abertura oficial acontece segunda-feira, às 10 horas, na Praça Victor Konder, em frente à Prefeitura, com a  presença do prefeito Napoleão Bernardes (PSDB). Em seguida, o Grupo de Ações Coordenadas (Grac) e a Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) se reúnem no Salão Nobre para apresentar a versão atualizada do Plano de Contingência contra Inundações e Escorregamentos, importante instrumento que norteia as ações da Defesa Civil de Blumenau, e uma previsão climática preparada pelos profissionais do AlertaBlu para os três próximos meses.

No dia 7 de julho, acontece na sede da AMMVI o Simpósio Municipal de Defesa Civil, que contará com a presença do Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil e tenente-coronel da reserva da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina, Renato Newton Ramlow.

No dia 8, a Defesa Civil do município, em conjunto com outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o Exército, o Samu e a Guarda de Trânsito, promoverá um simulado de deslizamento no Loteamento Santa Rita, situado no bairro Fortaleza Alta.

Além de orientar a comunidade local sobre os procedimentos que devem ser adotados em situações de desastres naturais, o treinamento com as equipes do GRAC servirá para validar a metodologia de atuação desenvolvida no âmbito do Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos em Desastres Naturais (Gides).

Durante o mês, também serão realizados treinamentos e capacitações destinados aos voluntários da Defesa Civil e técnicos da Secretaria de Defesa do Cidadão, com o intuito de fortalecer as ações já praticadas e aprimorar o atendimento oferecido à população do município.

No dia 30, o Jeep Clube de Blumenau organizará, com apoio da Prefeitura, a 1ª Corrida Julho Laranja – Corrida em Defesa da Vida, com provas de caminhada (5 km) e corrida (5 e 10 km). As inscrições custam entre R$ 30 e R$ 50 e estarão abertas até 23 de julho, pelo site https://inscricoes.focoradical.com.br/.

Para encerrar as atividades, no dia 31 de julho, a Prefeitura fará uma homenagem às vítimas de desastres naturais no município, que será afixada na Praça Victor Konder.

A programação completa você confere neste link.

 

 

 

Da redação, com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura.

 

 

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta