João Natel e o primeiro passo para ser candidato a prefeito de Blumenau pelo PMDB

O agora presidente da comissão provisória do PMDB de Blumenau é um homem obstinado e confiante.

O reitor João Natel me ligou no final da tarde, começo da noite desta terça-feira, 15,  depois de umas tentativas confusas de contato entre ele e eu durante o dia.  O Informe já trouxe a matéria sobre a indicação dele deteminada pela Executiva Estadual, leia-se Mauro Mariani e Valdir Cobalchini; Confira aqui. 

Conversamos rapidamente sobre a tarefa partidária dele daqui para frente. Já não bastava a FURB e suas inúmeras responsabilidades e complexidades, lança-se no projeto de fazer do PMDB protagonista da política na cidade. Com ele de ator principal, ou seja, como candidato a prefeito de Blumenau.

Antes que me detonem, entendo como legítima a vontade dele e percebo Natel com todos requisitos para postular os espaços que tem ido atrás. E aplaudo seu desprendimento para se meter em tal tarefa. Médico e professor reconhecido, foi eleito para dirigir a principal instituição de ensino, com milhares de pessoas envolvidas, entre estudantes, professores e estudantes, com reflexos diretos na comunidade. Está no segundo mandato como reitor da FURB.

Todas as vezes que conversei com o reitor, ele sempre falou em construir um projeto do tamanho que o PMDB já teve no país, certamente pensando no sentindo da história que a sigla teve na redemocratização do país. E nunca escondeu o sonho de participar do processo eleitoral na linha de frente.

São estes desafios que ele se lança, ao vencer a primeira queda de braço com Paulo França e o grupo dele na disputa interna do PMDB. Aliás, juntar os cacos desta disputa será seu primeiro e difícil desafio. Não será fácil. Como será quase impossível se  não conseguir.

Construir um projeto passa pelo convencimento interno, antes de tudo. Esta deve ser a tarefa número 1 de qualquer pessoa que queira ser candidata numa chapa majoritária, em qualquer partido.

Natel pretende resolver esta pendência, que resultou na intervenção estadual, até fevereiro de 2016. Até lá quer que o processo de escolha dos membros do diretório e executiva local esteja definido.  No tempo hábil para cacifar ele e o PMDB no processo eleitoral.

Caso consiga, pode ser a grande novidade da eleição para prefeito de Blumenau no ano que vem.

 

Foto: divulgação Câmara de Vereadores Blumenau
Foto: divulgação Câmara de Vereadores Blumenau

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*