A importância do seu voto

Opinião aviso artigos terceiros

romualdo artigo

Romualdo Marchinhacki

Presidente OAB Blumenau e Pomerode

 

O Brasil passa por uma crise política e ética muito séria. Precisamos retirar o país deste mar de corrupção e mudar essa cultura impregnada na política que traz consequências danosas para toda a sociedade. Podemos e devemos fazer essa revolução moral e ética, pois a maioria da população é formada por pessoas de bem, que trabalham dia e noite e recolhem com grande dificuldade os tributos que lhe são exigidos.

Temos uma carga tributária similar à da Alemanha, mas o retorno dos tributos em bem-estar para a população não ocorre na mesma proporção. E quando faltam recursos para atender direitos fundamentais, propõe-se a criação de novos tributos, ao invés de se estancar o ralo da corrupção.

Vamos aproveitar os ventos da mudança que vêm varrendo do nosso país os maus políticos, destelhando a impunidade, descobrindo um mar de lama e soprando para longe a corrupção que impede nossa nação de crescer e prosperar. A mudança que queremos começa com cada um de nós, nas ações cotidianas, mas, principalmente, no dia da eleição.

E a eleição deste ano nos dá a chance de afastar das prefeituras e das câmaras municipais os políticos envolvidos com corrupção.

Por isso, escolha bem seus candidatos, informe-se sobre seu passado político e sua atuação na sociedade.

Vote consciente, não venda nem negocie seu voto, vote em candidatos que exercerão o mandato de forma honesta e ética, pois da qualidade do seu voto, depende a qualidade do político eleito.

Vivemos em uma época em que a atividade política é exercida com a finalidade de enriquecer alguns e isso precisa acabar. Daí a importância de eleger políticos que tenham propósitos claros de servir a população que o elegeu, de trabalhar em prol da sociedade e não de servir-se do poder. Não vote em candidatos ligados a grupos ou famílias que tratam os cargos públicos como se fosse sua propriedade para com isto perpetuar-se no poder.

A renovação política faz bem para a democracia, permitindo a pluralidade de ideias.

A OAB, no exercício do papel que lhe foi atribuído pela Constituição, de defesa da democracia, da cidadania e das garantias individuais, acompanhará atentamente o processo eleitoral e atuará sempre que entender necessário para que tenhamos eleições limpas, democráticas e transparentes, conclamando também a classe política a assumir o compromisso para a superação da crise ética e moral.

oab blumenau

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*