A hora da mudança

Opinião aviso artigos terceiros

Ramon Aguiar Benedet

Ramon Benedett

empresário

 

As eleições da nova legislatura municipal são a oportunidade que todos queríamos de uma nova política.

São centenas de novos candidatos com experiências variadas, formações profissionais e éticas que possibilitam iniciar a moralização política local.

O vereador deve, primordialmente, fiscalizar e legislar. Estamos terminando mais um mandato onde não se viu nem um nem outro papel sendo exercido pela maioria esmagadora dos vereadores. A velha política de coalizão estava tão forte e formada por políticos sem qualquer  interesse público real, que perdemos 4 anos sem qualquer debate enriquecedor na câmara legislativa municipal.

Vivemos a política sem críticas.  Como pode algo melhorar, se não se pode criticar?

Foram quase 4 anos com 12 vereadores que deveriam fiscalizar, criticar, sugerir melhorias, mas que ficaram inertes, assinando tudo o que vinha do executivo, sem qualquer discussão saudável, sem fiscalização ou críticas. Mais preocupados em manter a velha e gorda teta disponível do que em exercer a função pela qual foi eleito.

A renovação se faz necessária.

A generalização de que “político é tudo ladrão” é a desculpa mais fácil para justificar nossa falta de interesse e de responsabilidade como cidadãos. Temos nas eleições para vereadores, a possibilidade de iniciar a renovação que desejamos na política. Jovens ou experientes, administradores ou professores, homens ou mulheres, temos candidatos para todos os gostos e de todas as bandeiras.

Não podemos mais nos contentar em votar no Fulano “porque é conhecido”, ou no Beltrano “porque nunca se envolveu com corrupção”, muito menos com o João “porque é da minha igreja”.

Tampouco podemos limitar nossa escolha por candidato de apenas uma bandeira, por mais importante que ela seja, sua função exige uma formação técnica e humana com aplicação ampla. Temos que ousar, possibilitar o surgimento de novas lideranças, novos políticos com capacidade inclusive de se tornarem futuros deputados ou prefeitos.

Fazendo nossa parte domingo.

Mais do mesmo não, que venha a renovação.

1 Comentário

  1. Excelente texto Ramon, não sou partidário , não tenho emprego cabide , não compactuo com o sistema politico atual, temos que renovar o legislativo . Acompanho todas as sessões da câmara Municipal , câmara esta que tem vereador respondendo a processo junto ao MP , vereador que assina CPI e em minutos pede para retirar a assinatura, vereadores interessados somente nos cargos de seus “amigos” nas secretarias e autarquias , legislar , fazer o dever , quase nada . Nossa Câmara esta infestada de politiqueiros , pessoas que só pensam no próprio bolso, não são todos , mas a grande maioria . A renovação é necessária , mas como mencionado no seu texto, precisamos eleger pessoas com conhecimento em políticas públicas , com interesse na sociedade , com capacidade de legislar e não fazer de conta . Ficamos 4 anos pagando salários e mordomias para a maioria ser fantoche do Prefeito , é necessário mudar , é necessário eleger
    pessoas capacitadas , pois a maioria dos atuais não possui esta condição . Que o eleitor tenha consciência e vote pelo bem da cidade e de seus munícipes . De politiqueiros estamos cansados , renovação já , mas renovação com excelência , com sabedoria e com foco na coletividade .
    Infelizmente sabemos que alguns vão se reeleger , mas esperamos que os novos façam a mudança .
    Já tenho candidato , já informei a ele sobre meu voto e também sobre a cobrança que vai receber caso seja eleito , meu voto tem valor , voto mas depois cobro …e muito .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*