G6 de Blumenau pede redução de mais de 80 cargos da Câmara Municipal

Foto: divulgação

Na última campanha eleitoral, o G6, grupo que lidera as entidades empresariais, patronais e de classe em Blumenau, elaborou uma pauta para apresentar para os candidatos, tanto no Executivo quanto para o Legislativo.

Na época, foi elaborado um documento intitulado “Por Uma Blumenau Melhor!”, subscrito por 32 entidades, solicitando a redução de despesas tanto na Prefeitura quanto na Câmara.

De lá para cá foram realizadas algumas reuniões e numa delas, o presidente Marcos da Rosa (DEM), solicitou que o grupo apresentasse uma proposta para que se atingisse a meta do documento, que era diminuir o repasse da arrecadação municipal, hoje em 5% para 3%.

Foi o que aconteceu nesta segunda-feira. As entidades entregaram um documento para ele e para o vice-presidente Almir Vieira (PP), licenciado temporariamente.

No texto, pede-se a extinção de pelo menos 80 cargos, entre comissionados e estagiários, da Mesa Diretora, estrutura administrativa da casa e dos gabinetes, além de terceirizados, em especial os ligados a TVL.

Além disso, o estudo propõe o enxugamento de alguns cargos efetivos, sem o preenchimento deles depois que o servidor se aposentar.

A margem de economia estimada ultrapassa os R$ 11 milhões, quase o dobro que o valor devolvido pelo Legislativo em 2017, que foi de pouco mais de R$ 6 milhões.

Ainda de acordo com o levantamento, a Câmara de Blumenau tem 198 pessoas no seu quadro funcional e que 91 cargos foram criados nos últimos cinco anos, sem levar em conta os terceirizados.

“A Câmara de Blumenau já foi exemplo nacional de trabalho enxuto, Chegamos a ter 21 vereadores e uma estrutura bem menor”, lembrou o presidente da OAB Blumenau, Romualdo Paulo Marchinhacki. A OAB é uma das entidades que subscreve o documento.

O presidente Marcos da Rosa lembrou algumas ações que tem feito desde que assumiu, em 2017. Segundo ele, houve redução de 35% das despesas na relação com o ano passado. “Estamos buscando fazer o dever de casa. Vamos analisar o documento entregue pelas entidades junto com a Mesa Diretora e depois conversar com o conjunto de vereadores, para ver o que é possível fazer”, diz.

Os termos do documento são pesados, falando em alguns pontos em estrutura inchada, desnecessária. Você pode conferir na íntegra aqui. G6 – PROPOSTAS DE REDUÇÃO DE GASTOS DA CÂMARA MUNICIPAL (entregue Marcos da Rosa) (1)

 

1 Comentário

  1. Lembrando que 11 dos vereadores estarão em campanha este ano , mas como querem galgar cargos de maior relevância se não cuidam sequer do próprio ambiente de trabalho que consome
    milhoes dos nossos impostos com com cargos comissionados e políticos .
    Estou esperando algum deles vir me pedir voto , se forem espertos não tentem .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*