Estado terá computador de alto desempenho para previsão do tempo

Foto:Epagri/Ciram/Divulgação

A nova tecnologia será instalada pela Epagri/Ciram, e vai ajudar a antecipar em até seis horas as provisões do tempo e ocorrências de eventos climáticos em Santa Catarina. É um computador de alto desempenho, com custo de R$ 60 mil, e que unirá num único servidor modelos numéricos e meteorológicos.

Ele é capaz de identificar situações que podem causar problemas como tempestades com ventos fortes, chuvas intensas e granizos, por exemplo.

O equipamento foi adquirido através do projeto “Suporte à Previsão de Curtíssimo Prazo Através da Assimilação de Dados em Ciclo de Atualização Rápida”, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Segundo a Epagri/Ciram, normalmente, os modelos matemáticos são usados para fazer previsões de prazo mais estendido (72h, 48h e 24h), enquanto que os radares servem mais para previsões de curto prazo. Cabe ao meteorologista, com base em seu conhecimento e experiência, fazer a união dos dados gerados pelos dois sistemas, a fim de produzir a previsão, no caso de evidência de eventos meteorológicos intensos. Com a união das duas tecnologias em um único computador, essas informações serão automaticamente integradas, dando mais agilidade e precisão ao trabalho.

O servidor ainda está em fase de testes, mas deve estar operando até o fim do ano. Além de ajudar na previsão operacional, o novo equipamento vai também colaborar com pesquisas que buscam detalhar os fenômenos meteorológicos que ocorrem em Santa Catarina e no Brasil.

Foto:Epagri/Ciram/Divulgação

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*