Documentário conta a história da TV Coligadas, a primeira TV de Santa Catarina

Foto: adalbertoday.blogspot.com

Fazer jornalismo é contar histórias. Não necessariamente novas histórias, factuais, atuais.

É relembrar, contextualizar e mostrar que sim, há muitas histórias que precisam ser lembradas e não podem se perder nessa sociedade atual, multifacetada, bombardeada de informações.

Alguns pensam que o mundo começou agora, esquecendo que nossas raízes são a base de que somos hoje. Para o bem, para o mal. Para tudo.

O jovem jornalista André Bonomini tem especializado-se em contar histórias antigas. Claro que seu blog, a Boina, também traz notícias atuais.

Mas são nas reportagens que nos fazem voltar no tempo que André destaca-se.

Agora conta uma história que merece toda visibilidade, nestes tempos frenéticos de internet e comunicação em tempo real. Assina o o documentário “TV Coligadas – A aventura do Canal 3”, que será lançado no  espaço Cultivarte, na faculdade Ibes Sociesc, a partir das 18h45. O evento é aberto ao público e gratuito.

Foto: adalbertoday.blogspot.com

A direção geral do documentário é da Soila Freese, que também assina a produção.

A TV Coligadas foi a primeira emissora de Santa Catarina. Saia de Blumenau o sinal para outras cidades.  Depois de se transformar em RBS por três décadas e agora pertencer ao Grupo NC, a emissora faz parte da história da cidade e da comunicação catarinense.

11 pessoas fazem o fio condutor da narrativa. São os pioneiros Airton Floriani, Antônio Amaro de Souza (Tico), Carlos Braga Mueller, Flávio J. A. Coelho, Ingo Penz, José Geraldo Pfau (Zé Pfau), Oscar Jenichen, Osmar Laschwitz, Sueli Petry, Victor Sasse e Zair Anibal de Souza (Zico).

O documentário é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Blumenau e pela Fundação Cultural de Blumenau, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura. Foram produzidas mil cópias do DVD e parte delas será distribuída gratuitamente para a rede pública de ensino e universidades de Blumenau e região. Uma cópia em vídeo das entrevistas na íntegra, documentos e fotos coletadas no processo de pesquisa e produção do filme serão doados ao Arquivo Histórico de Blumenau.

O Informe Blumenau estará lá, conferindo de perto.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*