Diabetes é tema do Dia Mundial da Saúde em Blumenau

Foto: Secom PMB

Quinta-feira é dia mundial da saúde e várias ações estão marcadas para Blumenau. O foco é a Diabetes, mas a população receberá informações sobre outras doenças. Confira as informações no release enviado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura.

Foto: Secom PMB
Foto: Secom PMB

Dia Mundial da Saúde será celebrado com evento no centro de Blumenau

Na próxima quinta-feira, dia 7, é comemorado o Dia Mundial da Saúde, que esse ano tem como tema, definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) “A Promoção da Saúde e a Prevenção da Diabetes Mellitus”. A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Saúde, esta organizando uma ação com diversos serviços de saúde. O evento ocorrerá na Praça Dr. Blumenau, esquina com a rua Nereu Ramos, no centro da cidade, das 8h às 16h.

Serão realizados no evento aferição da pressão arterial, teste de glicemia, avaliação nutricional, com orientações e encaminhamentos dos casos alterados. Haverá ainda distribuição de mudas de hortaliças, para estimular a produção e o consumo de alimentos in natura, através da horta urbana (caseira).

A comunidade também terá a oportunidade de esclarecer dúvidas relacionadas a formas de promoção da saúde, prevenção do diabetes, diagnóstico e complicações da doença e alimentação saudável. Maneiras de enfrentar o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o aedes aegypti, e informações sobre as doenças também serão fornecidas no local pela equipe do Programa de Combate a Dengue, da Vigilância Epidemiológica de Blumenau.

A diabetes
A Diabetes Mellitus é uma doença crônica, ou seja, não tem cura, e por este motivo a prevenção é tão importante. Conforme a International Diabetes Federation, em pesquisa realizada no ano de 2015, só no Brasil 14,3 milhões de pessoas tem a doença e metade destas pessoas ainda não foram diagnosticadas. Em Blumenau o núcleo de atenção em diabetes (NAD), que funciona no Centro de Saúde Rosânia Machado Pereira, faz o acompanhamento de mais de 2.500 pacientes dependentes de insulina.

O evento é organizado pelas coordenações de política de saúde do adulto e pela política de alimentação e nutrição, e tem a parceria da Renal Vida, do SENAC, da FURB, da UNIASSELVI e do Conselho Regional de Nutricionistas.

Fonte: Marília Prado – Secom PMB

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*