“Cozinhando o galo”

Foto: CMB

Em um dos tantos dicionários sobre gírias pela internet, o significado da expressão “cozinhando o galo” é: “…quando alguém está enrolando, ganhando tempo, demorando pra fazer algo que já poderia ter sido feito.”

A expressão me veio a cabeça por conta da demora do prefeito Mário Hildebrandt (PSB) anunciar Rafael Jansen (PSB) como secretário de Habitação e Regularização fundiária, vaga que está aberta desde a saída de Juliano Gonçalves (PV?), na transição entre prefeitos, em Blumenau.

Desde antes da posse de Hildebrandt e com a confirmação da saída de Juliano o nome de Rafael é falado. O próprio prefeito me disse que eu estava no caminho certo quando especulei sobre a possibilidade do ex-secretário de Serviços Urbanos no primeiro mandato de Napoleão Bernardes (PSDB) voltar ao Governo municipal.

Mas, passaram quase 45 dias e nada. O prefeito sempre diz não ter pressa e estar conversando com todos os partidos, com calma.

Rafael será secretário e o nome será anunciado em breve.

Seguem alguns bastidores que podem contribuir para Mário Hildebrandt estar “cozinhando o galo”.

A primeira é que o prefeito está preparando mais uma leva de troca de secretários, entre três e quatro nomes. Quer fazer o anúncio de uma só fez. Assunto para outra postagem.

Outra seria não valorizar demais a indicação do bloco parlamentar que se coloca como “independente” no Legislativo. Estamos falando do Professor Gilson e Alexandre Caminha (PSD), Jovino Cardoso Neto (PROS), Marcelo Lanzarin (MDB) e Bruno Cunha (PSB).

A indicação de Rafael tem o dedo de Bruno Cunha, mas respaldada pelo bloco parlamentar. Como o bloco é algo que não interessa muito à administração municipal, a demora no anúncio pode sinalizar que o prefeito não quer (super)valorizar a indicação.

E ainda, o que pode ser um tanto contraditória. Antes mesmo de nomear o secretário, a administração já indicou o diretor geral, Ilmor Juenge, que veio com a benção do próprio prefeito e pelo novo secretário de Mobilidade Sustentável e Projetos Especiais. Edson Brunsfeld (PR). Aliás, foi Brunsfeld que apresentou o novo diretor para os servidores da pasta faz algumas semanas.

Ilmor assina como secretário interino por enquanto, até a chegada de Rafael Jansen. Isso sim é cargo de confiança.

2 Comentário

  1. Cargo comissionado é moeda de troca …Que Deus proteja nossas famílias .

  2. Cargos comissionados usados como moeda de troca e apoio no legislativo …Que Deus Proteja nossas famílias .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*