Como matar uma Jararaca !

Opinião aviso artigos terceiros

aroldo bernhardt 100x100

Aroldo Bernhardt

Professor

 

A jararaca é um animal da classe “reptilia”, do gênero “bothrops” de bote muito rápido, certeiro e mortífero. Na sexta-feira em sua fala, Lula, usando da sua extraordinária habilidade de se comunicar por metáforas, igualmente certeiras e “mortíferas”, mencionou a serpente.

Para matar a cobra é preciso“acertar a cabeça” disse ele. Ele foi certeiro e “mortífero”. A pancada mal dada despertou o Lula, acordou a militância e estimulou os movimentos sociais.

Foi certeiro porque sempre esteve à disposição e ao alcance para prestar esclarecimentos. Aliás, segundo o Ministro Mello do STF, a PF deveria ter  observado os parâmetros normais” e disse mais, “um Ex-presidente da República, sem ter oposto resistência física, ser conduzido coercitivamente revela em que ponto estamos. A coisa chegou ao extremo”.

Foi mortífero para as pretensões golpistas, porque agora restam apenas duas opções: julgar e condenar Lula de alguma forma ou, caso contrário, com o golpe mal desferido, acabam transformando o molusco em cobra, injetando nele a vontade inquebrantável de lutar. E se Lula chamar, o povo vem.

E o povo vem porque sabe que o golpe não é contra Lula, Dilma e o PT. É contra 54 milhões de eleitores, é contra 22 milhões que deixaram a pobreza extrema para trás.

É contra as políticas sociais que praticamente eliminaram a miséria no Brasil. Miséria histórica, atávica, contra a qual os representantes do golpismo pouco ou nada fizeram, quando governaram.

Marx dizia que a História se repete a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa. E isso me lembra a noite de 13 de Dezembro de 1968 com o AI-5 à solta, Juscelino foi preso, e além dele, obviamente Jango e também Gilberto Gil, Caetano Veloso, Ferreira Gullar, Carlos Heitor Cony e muitos mais. Outros fugiram, FHC, por exemplo, e outros tantos foram para a luta armada.

E hoje a história de fato se repete. Coincidência de métodos, coincidência  que enseja a escuridão. Mas a luz prevalecerá!

4 Comentário

  1. Com todo respeito ao professor Aroldo, a quem conheço e admiro, me vejo obrigado a fazer algumas considerações. A primeira é a de que em sua fala o Lula não prestou qualquer esclarecimento, bem como não apresentou qualquer prova que o inocente das acusações que pairam sobre ele. “À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta” . Para se esquivar das acusações, tenta politizar um assunto que nada tem haver com política, e sim com polícia. Esse discurso populista serviu em outros tempos, não agora. Ninguém engole mais essa “conversa mole” de retirante; torneiro mecânico; perseguido pela ditadura, etc, etc, etc. Desde quando ter sido pobre, retirante, metalúrgico é salvo conduto para receber vantagens indevidas de empresas comprovadamente envolvidas em corrupção contra a Petrobras? É revoltante ouvir o Lula dizer que “só ele não pode ter um apartamento, um sítio”. Pode sim, como todo cidadão brasileiro, o que não pode é esconder isso da Receita Federal. O que não pode é não saber dizer a origem do dinheiro utilizado para adquirir tais imóveis. Porque alguém que é aposentado pelo INSS; recebe uma pensão por ter sido “perseguido” pela ditadura; recebe como ex-presidente, fora as economias feitas ao longo da vida, precisa se utilizar de imoveis “emprestados” por amigos? Amigos sócios em empresas envolvidas até o pescoço com corrupção. Ao dizer que “se chamar o povo vem”, o professor se esquece que esse “povo” não acredita mais nesse discurso feito, nessa “conversa fiada”, basta ver a rejeição detectada pelos institutos de pesquisa. Talvez o maior dos pecados do Lula não seja o fato de ele ser tão corrupto quanto a maioria dos políticos brasileiros, mas sim o fato de ele querer tripudiar sobre a nossa inteligência, ora dizendo ser “a alma viva mais honesta desse país”, ora dizendo que é um “perseguido”. Ao invés de se comparar à uma jararaca, melhor seria ter se comparado à serpente que apareceu para Eva lá no jardim do Éden, que com uma conversinha inocente, dócil, fez com que toda a humanidade paga-se até hoje o preço do engano e da mentira. Chega dessa conversa, chega de mentiras.

  2. Caro José, lamento se você ainda acha que Lula não prestou qualquer esclarecimento. É só o que ele tem feito durante meses. Como não é o que a Globo quer ouvir, ela fica imputando na sua cabeça essas coisas, para que você fique indignado.

    Então quer dizer que uma pessoa não pode usar um sitio de um amigo? Quer dizer que uma pessoa que quer ocultar bens, manda emitir notas fiscais ? Entendo que precisas acreditar nas coisas que a Globo fala para que possas justificar sua indignação, mas dai a não tentar pesquisar e se informar sobre a versão do outro lado e ter a capacidade de discernir sobre o que é circo e manipulação contra a verdade, dai creio que seja má fé mesmo. Um apoiador do golpe, triste que o seu partido perdeu as eleições. Mas isso faz parte da democracia.

    Abaixo alguns dos esclarecimentos que o senhor jura que não foram dados.

    1) O financiamento do Instituto Lula é semelhante ao de instituições ligadas a outros ex-presidentes no Brasil e em outros países, exceto por jamais recebido doações de empresas públicas, diferentemente do que ocorre, por exemplo, com a Fundação FHC.

    2) Pessoas físicas e empresas fizeram doações legais e declaradas às autoridades desde que o Instituto Lula foi criado, em agosto de 2011, e não antes, como ocorreu, por exemplo, com a instituição vinculada ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que recolheu fundos em plena vigência de seu mandato, conforme reportagem da revista Época:

    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EDR53647-6009,00.htm

    3) Os fundos do Instituto Lula são aplicados em suas finalidades – como projetos e ações de incentivo à integração latino-americana, à cooperação com países africanos e o combate à fome no mundo, além da promoção de debates, conferências, seminários, pesquisas e documentação sobre a democracia e as conquistas sociais no Brasil, e da preservação do acervo do ex-presidente Lula, conforme determina a Lei.

    4) Lula é o presidente de honra e nada recebe por sua participação nas atividades do Instituto (mais informações no relatório de atividades: http://www.institutolula.org/historia)

    5) Pessoas físicas e empresas as mais diversas prestaram ou prestam serviços ao Instituto Lula, regularmente contratadas. A empresa G4, citada pelos procuradores da Operação Lava Jato, é responsável pela manutenção do site do Instituto Lula e trabalhou nos projetos Brasil da Mudança e Memorial da Democracia, presta serviços ao instituto desde 2011, ou seja ao longo de 5 anos, e o faz rigorosamente dentro de sua capacitação técnica. Não há transferência indevida de recursos. Há, sim, ilações irresponsavelmente divulgadas pelo Ministério Público antes de qualquer procedimento investigatório sério.

    6) A empresa LILS Palestras e Eventos LTDA. foi criada em 2011, tendo como sócios o ex-presidente Lula e Paulo Okamotto, para gerenciar, dentro da lei, as atividades do ex-presidente Lula como palestrante. Mais uma vez, trata-se de algo em tudo semelhante ao que fazem outros ex-presidentes no Brasil e em outros países, bem como personalidades de reconhecimento público: artistas, cientistas, desportistas, escritores, jornalistas etc.

    7) Desde que deixou o governo, Lula fez 72 palestras para 40 empresas do Brasil e do exterior, dos mais diversos setores, como a Microsoft, Bank of America, Nestlé, Iberdrola, INFOGLOBO (que edita os jornais da Família Marinho) e grandes empresas brasileiras, algumas delas investigadas no âmbito da Operação Lava Jato. Leia a lista completa: http://www.institutolula.org/as-palestras-de-lula-a-violacao-de-sigilo-bancario-do-ex-presidente-foi-um-ato-criminoso

    8) Algumas das empresas investigadas contratam palestras de outros ex-presidentes da República no Brasil. Todas elas são grandes anunciantes dos meios de comunicação e financiam cursos de formação de jornalistas. Mais uma vez, houve a divulgação irresponsável de ilações em referência ao ex-presidente Lula, antes de qualquer investigação séria. Da mesma forma não seria correto supor, apenas a partir disso, que outros ex-presidentes ou os grandes meios de comunicação brasileiros tenham recebido, por esta via, dinheiro roubado da Petrobrás.

    9) A informação de que palestras contratadas por estas empresas e doações feitas ao Instituto Lula têm os valores apresentados pela Lava Jato, é sensacionalista, porém, velha. Os números exibidos hoje correspondem rigorosamente aos divulgados no ano passado pela revista Veja, no que constituiu quebra e vazamento ilegal de sigilo bancário. Exceto pelo vazamento ilegal, não há crime algum nesses valores. Todos os valores foram recebidos com o devido registro e impostos pagos.

    10) É de pleno conhecimento, não só dos investigadores da Lava Jato, mas da imprensa e da sociedade brasileira, que nem o apartamento do Condomínio Solaris nem o Sítio Santa Bárbara em Atibaia pertencem ou pertenceram, direta ou veladamente, ao ex-presidente Lula. A persistência nessa tese, desmontada pelos documentos e pelos fatos, é um atestado da parcialidade que orienta a investigação, claramente voltada para “encaixar” o nome do ex-presidente nas teses dos procuradores, mesmo que seja na marra. http://www.institutolula.org/documentos-do-guaruja-desmontando-a-farsa

    11) É absolutamente falsa a notícia, atribuída pela GloboNews à Polícia Federal do Paraná, de que a mudança do ex-presidente Lula de Brasília para São Paulo teria sido paga por uma empresa, e que parte dos objetos teria sido levada para o apartamento do Guarujá que não pertence e nunca pertenceu ao ex-presidente Lula. A mudança, como ocorre com todos os ex-presidentes, foi providenciada pela Presidência da República. A maior parte foi levada para uma empresa de guarda-móveis, parte para o apartamento de Lula e São Bernardo e parte para o Sítio Santa Bárbara, com anuência dos proprietários.

    A legislação brasileira (Lei 8.394/91 e Decreto 4.344/2002) determina que os ex-presidentes são responsáveis pela guarda e preservação do acervo que acumularam no exercício do cargo. O artigo 3o. do Decreto 4.344/02 define: “Os acervos documentais privados dos presidentes da República são os conjuntos de documentos, em qualquer suporte, de natureza arquivística, bibliográfica e museológica, produzidos sob as formas textual (manuscrita, datilografada ou impressa), eletromagnética, fotográfica, filmográfica, videográfica, cartográfica, sonora, iconográfica, de livros e periódicos, de obras de arte e de objetos tridimensionais.” Ao final de seu governo, a Presidência da República providenciou triagem e entrega do acervo documental privado do ex-presidente Lula, da mesma forma como procedeu com seus antecessores, nos termos da lei 8.394/91 e do decreto 4.344/2002. Parte deste acervo está em processo de catalogação e tratamento para cumprir a legislação, em projetos coordenados pelo Instituto Lula, a exemplo do que é feito com o acervo privado de outros ex-presidentes brasileiros.

  3. Como não tenho muito tempo, preciso trabalhar, gerar impostos para essa quadrilha que está no poder torrar, farei apenas uma única observação. Você escreveu: “triste que o seu partido perdeu as eleições”.
    Te pergunto, que partido? Esse é o grande mal desse país, “os nós contra eles”. Saiba que não tenho partido algum, desejo para o Lula o mesmo que desejo para a Dilma, Aécio, Renan, Cunha, Temer, Serra, FHC, e tantos outros que roubam nosso país, desejo CADEIA. Deixa de ser ignorante e achar que qualquer pessoa que critica o Lula ou a incompetente da Dilma é porque gosta do Aécio, do PSDB. Olha o que essa gente está fazendo com nossa Blumenau. Vocês, defensores do PT e do PSDB se merecem, ambos se juntaram com o PMDB e tudo o que de ruim existe nesse país. Deixa de lado essa paixão doentia e tente enxergar além daquilo que querem que você enxergue. Ah, e sobre a Globo, Veja, Piauí, Carta Capital, etc, para mim são tudo lixo, bocas alugadas. Não preciso que ninguém pense por mim, e o que eu escrevi no comentário anterior é fruto de uma constatação que até um chimpanzé consegue fazer. Mais Brasil caro Leandro, menos partidos, menos políticos que só pensam nos seus bolsos. Se é o mesmo que você deseja, sigamos em frente!

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*