Cidades do Vale celebram a 17ª Semana Nacional dos Museus

Arte: divulgação

Entre os dias 13 e 19 de maio, acontece em todo o país a 17ª Semana Nacional dos Museus, com o tema Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”. A programação celebra o Dia Internacional de Museus.

Em Timbó, os Museus Casa do Poeta Lindolf Bell e do Imigrante irão desenvolver atividades para alunos do ensino médio do município e do EJA – Educação de Jovens e Adultos.

As atividades acontecerão no dia 15 de maio no Grão Espaço Cultural, anexo ao Museu Casa do Poeta, com reflexões a cerca das culturas germânica e russa, ligadas à origem do poeta Lindolf Bell – seu pai, Theodor, era de origem germânica e sua mãe, Amália, russa. Entre as atividades planejadas estão contação de causos das duas nacionalidades, palestra intitulada “Infância ontem e hoje”, degustação de pratos típicos acompanhados com músicas e atividades lúdicas.

Em Indaial, a Fundação Indaialense de Cultura, por meio do Museu Municipal Ferroviário Silvestre Ernesto da Silva, preparou uma vasta programação para celebrar a data.

A cidade preparou um programa cultural diversificado gratuito entre os dias 13 e 24 de maio, envolvendo os segmentos da literatura, atividade audiovisual, artes cênicas, artesanato e música. O Museu Municipal Ferroviário Silvestre Ernesto da Silva é administrado pela Fundação Indaialense de Cultura. Está localizado na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 277, Centro. Fica aberto à visitação pública de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

O agendamento das visitas mediadas, Biblioteca Móvel e filmes deverá ser feito diretamente com o Museu pelo telefone (47) 3394 0708 ou e-mail: indaial.museu@gmail.com.

Programação:

Datas: 13, 16, 17, 20 e 23/05

Horário: 8h às 12h e 13h30 às 17h
Atividades: Biblioteca Móvel no Museu, Visita mediada ao Museu Ferroviário e Arquivo Histórico Municipal; Filmes: “Por que existem os Museus?” (Animação Infantil), “A Lua no Cinema”, de Paulo Leminski; “Poemas Narrados”, de Paulo Leminski

Datas: 14, 15, 21, 22 e 24/05

Horário: 8h às12h e 13h30 às 17h
Atividades: Biblioteca Móvel no Museu, Visita mediada ao Museu Ferroviário e Arquivo Histórico Municipal; Filmes: “Por que existem os Museus?” (Animação Infantil), “A Lua no Cinema”, de Paulo Leminski; “Poemas Narrados”, de Paulo Leminski
Horário: 14h às 17h
Atividade: Esquetes Teatrais FIC

FIC: Celebrando o Dia Internacional dos Museus
Data: 18/05

Horário: 8h às 12h
Atividades: Biblioteca Móvel no Museu; Visita mediada ao Museu Ferroviário e Arquivo Histórico Municipal; Feira de Artesanato; Filmes: “Por que existem os Museus?” (Animação Infantil), “A Lua no Cinema”, de Paulo Leminski; “Poemas Narrados”, de Paulo Leminski
Apresentações Culturais FIC
10h – Dança Livre (Professora Samanta Farias)
11h – Quinteto de Violões e Grupo Odeon (Professor Márcio Kuhn)

Fonte: Comunicação PMT e PMI

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta