Cerveja e café de qualidade em Blumenau

O Doug Merlo é bastante conhecido do universo das cervejarias artesanais, no Brasil e no exterior. É figura carimbada no Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau, que acontece em março.

Mas além da cerveja,  a outra grande paixão dele são cafés especiais de origem. Ele é formado como mestre em torras e está abrindo na cidade uma Microtorrefação de Cafés Especiais com pontuação acima de 80 pontos de classificação, que chamará-se Blumenau Coffee Roasters.

A marca será lançada no Festival com a cervejaria Maniba, do RS, que preparou uma cerveja usando a extração a frio dos componentes aromáticos de um café especial com torra personalizada pela Blumenau Coffee Roasters. Essa cerveja sera servida juntamente com a possibilidade de provar o café usado na cerveja.

Ele mandou um material para o Informe Blumenau que faço questão de divulgar.

“Todos os anos durante o Festival da Cerveja em Blumenau as cervejarias aproveitam para lançar cervejas novas com objetivo de ter novidades para os visitantes do festival e obviamente aproveitar saber a opiniao do público sobre o novo produto.

Esse ano entre as várias novidades das cervejarias presentes no festival podemos destacar uma colaborativa muito interessante entre a cervejaria Maniba do Rio Grande do Sul e a Blumenau Coffee Roasters.

Essa colaboração nasceu através das conversas entre Cristiano Wick e Guto Ortac  Maniba e Douglas Merlo, Sommelier de Cervejas e Coffee Roaster.

Recentemente Douglas Merlo abriu a Blumenau Coffee Roasters, uma micro-torrefação de cafés especiais na cidade de Blumenau-SC.

A cerveja em questão é uma Imperial Milk Stout muito intensa e complexa com adição de lactose, doce de leite e café. O café usado na receita é o Catuaí IAC 99 espécie cultivada em Minas Gerais, e o doce de leite produzido na própria cervejaria com leite de produtores locais de Lombagrande, zona rural da cidade de Novo Hamburgo. O doce de leite foi produzido e o café torrado, especialmente para o uso na cerveja. O Doce de leite foi usado durante a fermentação e o café durante a maturação a frio, concedendo à cerveja notas de nozes, passa, chocolate meio amargo, toffee e pannacotta.

Durante o Festival Brasileiro da Cerveja em Blumenau todos terão a possibilidade de degustar a cerveja que passará por um filtro cheio de café e o próprio café usado na produção.”

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*