CDL e FURB ajudam a organizar as finanças

Uma parceria importante para ajudar as pessoas a administrar seu dinheiro, o pouco que ainda se tem, foi formalizada entre a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Blumenau e o departamento de economia da FURB. Todas as terças-feiras a pessoa que buscar atendimento no SPC poderá receber orientação individualizada.

Mais detalhes no release enviado pela assessoria de imprensa da CDL:

dinheiro

CDL Blumenau e Furb firmam parceria para orientação financeira

O objetivo é orientar gratuitamente pessoas e empresas sobre melhores práticas financeiras.

Todos os meses, cerca de 1500 pessoas procuram o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), serviço da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau para verificar a situação sobre inadimplência ou ainda obter certidão de negativa de débitos. Na maioria das consultas é constatado algum tipo de débito. Com o objetivo de orientar essas pessoas para uma vida financeira saudável a CDL e o Departamento de Economia da Furb firmaram uma parceria, que prevê orientações gratuitas para pessoas físicas e empreendedores na sede da entidade.

De acordo com o professor do departamento de Economia da Furb, Bruno Tomio, o objetivo é atender as pessoas com dificuldades financeiras e orientá-las. “A ideia não é fazer com que a pessoa deixe de comprar, mas sim, gaste com moderação e dentro do que o orçamento permite”, explica.

A coordenadora do SPC da CDL Blumenau, Marise Stribel Pogalski, conta que muitas pessoas que buscam atendimento no SPC realizam as consultas para saber em quais estabelecimentos estão com débitos. “Percebemos que, muitas vezes, a pessoa está perdida em relação ao orçamento, não sabe onde gastou e quanto deve. Isso nos preocupa, por isso, realizamos essa parceria com a Furb”, diz Marise.

Dois projetos estão contemplados na parceria: Cuidando do Meu Dinheiro e Soluções em Finanças para o Bom Empreendedor. O primeiro é voltado para pessoas físicas comprometidas com dívidas em diversos patamares, ou seja, desde o comprometimento significativo da renda, até os casos de superendividamento e por consequência a situação de inadimplência. “Trata-se de um serviço de atendimento que visa orientar as pessoas com vistas ao consumo consciente, o controle orçamentário, a educação financeira e a orientação jurídica com vistas a melhor saída para situações críticas e a melhoria da qualidade de vida”, explica Tomio.

O programa Solução em Finanças para o Bom Empreendedor visa atender pequenos negócios (microempreendedores individuais e microempresas) e organizações sem fins lucrativos que estejam em situação crítica de endividamento, comprometendo a sua continuidade/sobrevivência.

Como funciona

Todas as terças-feiras uma equipe do departamento de Economia da Furb estará na CDL Blumenau das 14h30 às 17h. Quem buscar atendimento no SPC será convidado a participar de uma orientação individual, em uma sala reservada para os atendimentos. É um momento para o cidadão tirar dúvidas e obter informações de como se organizar financeiramente. “O atendimento é personalizado e gratuito. Ninguém é obrigado a participar, mas essa é uma excelente oportunidade de voltar a ter o equilíbrio das contas”, lembra Tomio.

O atendimento acontece em uma sala na sede da CDL, no mesmo andar onde fica o SPC. Qualquer pessoa, mesmo que não tenha feito consulta ao SPC, pode buscar as orientações financeiras.

SPC CDL Blumenau

O SPC, na CDL Blumenau, fica no 1º andar na Casa do Comércio, na esquina da Alameda Rio Branco com a Rua 7 de Setembro, Centro. O horário de atendimento ao consumidor é das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira. Para realizar uma consulta é necessário comparecer ao setor de atendimento do SPC com a carteira de identidade e o CPF originais (não pode ser cópia). A coordenadora do SPC lembra que sem os documentos não é possível realizar a consulta, conforme o artigo 43 do Código de Defesa do Consumidor.

Se a pessoa não pode vir até a CDL para fazer a consulta, ela precisa fazer uma procuração autenticada em cartório dando poderes para outra pessoa fazer a consulta de SPC e Serasa. O autorizado precisa trazer CPF e RG originais próprio e do consultado, além da procuração.

O valor da consulta para pessoas físicas é de R$ 7,00 e para pessoas jurídicas R$ 10,00.

Fonte: Karin Bendhein – Assessoria de Imprensa CDL

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*