CDL Blumenau alerta para tentativa de golpe

As tentativas de golpe continuam frequentes e cada vez mais difíceis de serem identificadas. Por isso, é necessário redobrar a atenção ao assinar documentos e efetuar pagamentos.

A CDL Blumenau foi informada por uma empresa associada, que prefere não se identificar, sobre uma tentativa de golpe envolvendo boletos fraudulentos, com alteração apenas no código de barras.

De acordo com a advogada da empresa, ao cadastrar o boleto de um fornecedor para realizar o pagamento de forma on-line, a funcionária do financeiro percebeu que o NOME e CNPJ do beneficiário eram diferentes dos quais constavam no boleto recebido. Ao analisar os dados e entrar em contato com o fornecedor, foi confirmado que se tratava de uma fraude.

Os boletos chegaram pelo Correio, nesse caso específico por Sedex, dando a impressão de credibilidade. Porém, de acordo com a advogada, em algum momento entre a emissão/envio e o recebimento dos boletos houve a troca do oficial por boletos fraudulentos. “São cópias fiéis do original, porém com o código de barras adulterado, que não diz respeito à conta do legítimo beneficiário. Ao quitarem o boleto é importante que o façam de forma que possam se certificar quanto à conta beneficiária para não pagarem indevidamente”, explica.

Destaca-se que, neste caso, os dados do falso boleto eram fiéis aos do beneficiário/fornecedor, apenas o código de barras foi alterado, o que torna a fraude quase perfeita. A advogada orienta que as pessoas se atentem à formação do código de barras em cada banco. “Em todo código de barras sempre estará inserido em algum dos seus campos os dados bancários do beneficiário (agência e conta)”, explica.

No caso citado, como o pagamento do título estava sendo feito on-line e individualmente, foi possível atentar-se ao nome do beneficiário e CNPJ antes da confirmação, quando se percebeu a fraude. Verificou-se também que apenas o primeiro boleto era fraudulento, sendo que os demais estavam corretos.

Portanto, fica o alerta ao realizarem pagamentos. Orientações da CDL Blumenau:
– Ao receber um boleto, certifique-se dos dados que constam nele;
– Verifique a procedência do boleto, se de fato é de um serviço que você contratou;
– Ao cadastrar o boleto, antes de efetuar o pagamento, verifique as informações como valor, conta e nome do beneficiário;
– Em caso de dúvidas, compartilhe com a equipe de trabalho e entre em contato com quem emitiu o boleto;
– Em caso de fraude, comunique os envolvidos, faça o registro na Polícia Civil e compartilhe para evitar que mais pessoas caiam no golpe.

Fonte: assessoria de imprensa CDL Blumenau

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta