Caminhada Cultural abre programação da Semana dos Museus em Blumenau

Foto: PMB

A Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu), por intermédio dos museus da Família Colonial, Hábitos e Costumes e de Arte (MAB), participa anualmente da Semana Nacional dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

A programação deste ano começa na segunda-feira, dia 13 de maio, com a Caminhada Cultural que percorrerá os principais pontos históricos ao longo da Rua XV de Novembro. A saída está prevista para 9h, da Fundação Cultural com destino ao Teatro Carlos Gomes.

A Caminhada Cultural valoriza o patrimônio da cidade e revive pessoas que marcaram a história do município. A iniciativa contará com a presença de personagens caracterizados com vestuário do tempo colonial. No itinerário, os participantes ouvirão narrativas que relembrarão momentos da história da cidade. Representantes dos museus podem fazer as inscrições gratuitamente pelo telefone (47) 3381-7516, durante a semana, das 10h às 16h.

Outra atividade preparada para este ano é o “Encontro – Memórias Bordadas”, uma ação que tem como objetivos compartilhar o conceito do bordado na região, fomentar a troca de experiências e demonstrar trabalhos produzidos. Esta atração será no dia 14 de maio, às 14h, na Fundação Cultural de Blumenau – Espaço Elfy Eggert (Rua 15 de Novembro, 161 – Centro), com término previsto para as 16h. As inscrições podem ser encaminhadas gratuitamente durante a semana, das 10h às 16h, pelo telefone (47) 3381-7516.

Em 2019, assim como nos anos anteriores, uma vasta programação foi preparada para comemorar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Na oportunidade, todos os museus brasileiros se mobilizarão com programações em torno da temática “Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições”. As atividades em Blumenau ocorrerão entre os dias 13 e 18 de maio. Para tanto, a FCBlu convida os blumenauenses para fazer parte dos eventos programados para o período.

Programação

13 de maio, segunda-feira
Caminhada Cultural – acompanhamento de personagens caracterizados e narrativas da história. Evento gratuito.
Saída: 9h, da Fundação Cultural de Blumenau (Rua 15 de Novembro, 161 – Centro)
Roteiro: Praça Dr. Blumenau – Ribeirão Bom Retiro, Rua Floriano Peixoto, Centro Comercial Borba, Igreja Matriz, Castelinho da Havan, e Teatro Carlos Gomes
Inscrições: Museu da Família Colonial – (47) 3381-7516

14 de maio, terça-feira
Encontro Memórias Bordadas – Conceito do bordado na região, troca de experiências e demonstração de trabalhos. O bordado, também como terapia.
Local: Espaço Elfy Eggert – Fundação Cultural de Blumenau
Horário: 14h às 16h
Inscrições: Museu da Família Colonial – (47) 3381-7516

15 de maio, quarta-feira
Oficina de capacitação de professores: Visita à Museus
– Desenvolvimento dos museus em Blumenau e seu contexto histórico, com a historiadora Sueli Petry
– Museus Históricos da Fundação Cultural e suas potencialidades educativas – apresentação das atividades desenvolvidas nos museus históricos da FCBlu e suas contribuições para a educação formal, com a museóloga Marcella Borel
– Prática: vivência de uma visita mediada com ação educativa
Local: Museu de Hábitos e Costumes
Horário: 13h30 às 15h30
Vagas: 30
Inscrições: Museu da Família Colonial – (47) 3381-7516

16 de maio, quinta-feira
Crochetando Empatia – tem como objetivo desenvolver mantas de crochê que serão entregues este ano para abrigos infantis. Qualquer cidadão pode contribuir com a iniciativa
Local: Museu da Família Colonial
Horário: 10h às 16h
Informações: (47) 3381-7516

Abertura da 2ª Temporada de Exposições do MAB – conversa com os artistas expositores e lançamento de livro
Horário: 19h às 22h
Local: Museu de Arte de Blumenau
Informações: (47) 3381-6176

18 de maio, sábado
Oficina Pintando com Dulce Paladini
Local: Museu de Arte de Blumenau
Horário: 8h30 às 17h
Vagas: 30
Inscrições: Museu de Arte de Blumenau – (47) 3381-6176

ANTIQUOA – 1ª Mostra de Museus
Conhece todos os Museus da cidade? Grande oportunidade de conhecer as atividades dos museus de Blumenau, com realização de oficinas e apresentações culturais
Local: Praça Dr. Blumenau (Rua XV de Novembro – Centro)
Horário: 10h às 13h
Inscrições para museus participantes: fone (47) 3381-7516

Fonte: Secom PMB

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta