Blumenau sedia eliminatória para mundial de profissões

Durante toda esta semana, o SENAI de Blumenau sedia a prova seletiva em Tecnologia da Moda para a WorldSkills Competition, o torneio internacional de educação profissional, a ser realizada em 2019, na cidade russa de Kazan.

Neste domingo aconteceu a recepção e abertura oficial. A partir desta segunda-feira, até sexta, acontecem as provas, reunindo competidores de 14 Estados brasileiros, incluindo a blumenauense Sabrina Silva de Oliveira.

Representante brasileiro da WorldSkills, o SENAI está realizando provas seletivas para 44 ocupações, sendo que Santa Catarina participa de 25 delas. Da mesma forma que no mundial, os estudantes precisam realizar tarefas relacionadas a cada profissão, o que inclui planejamento e confecção de peças metálicas, de páginas de internet (incluindo design e programação) ou criação e confecção de roupas. Os competidores são avaliados pelo conhecimento e habilidades técnicas, além das competências socioemocionais (comportamento adotado diante do desafio, dos colegas, respeito a normas, ao meio ambiente, etc.).

“Me sinto bem preparada e confiante, apesar da ansiedade”, diz Sabrina. Como os demais competidores, em todas as ocupações, ela não conhece a prova a ser cumprida, mas sabe que terá 14 horas para criar e concluir uma peça de roupa. “Tem que manter um elevado padrão de qualidade tanto na criação, quanto no acabamento”, destaca.

Os catarinenses já conquistaram duas medalhas de ouro e duas de prata nas quatro seletivas que disputaram até agora. As provas prosseguem até meados de setembro e voltam a Santa Catarina nas semanas de 12 de agosto (engenharia de moldes para polímeros, em Joinville) e 19 de agosto (manutenção de aeronaves, em Palhoça).

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*