Blumenau e a cerveja artesanal

Por Valmir Zanetti, diretor da Cerveja Blumenau

Enquanto todo o país vive o boom do mercado das cervejas artesanais, em Blumenau essa relação começou há muito tempo. A casa da segunda maior Oktoberfest do mundo (perdendo apenas para a original em Munique, na Alemanha) e do Festival Brasileiro da Cerveja, tem na bebida parte da sua história e essência.

Por aqui cerveja sempre foi uma tradição, trazida pelos colonizadores alemães. Com o passar dos anos, essa cultura cervejeira foi se reafirmando, ganhando força e cada vez mais destaque. Em 2017, quando conquistamos o título de Capital Nacional da Cerveja já éramos gigantes – e não tínhamos a menor noção disso.

O fato é que Blumenau tem seu papel importante no mercado das artesanais. Não apenas pelos eventos ligados à bebida, que colocam a cidade no mapa dos apaixonados por cerveja de todo o país. Mas também porque aqui se consolidaram – e este número só cresce – muitas marcas que trazem produtos com uma qualidade única.

Ao analisar os últimos dados sobre o mercado cervejeiro no Brasil, é possível entender um pouco da tradição que Blumenau tem com a bebida. Isso porque integramos o ranking das 10 cidades com o maior número de registros de produtos no país, sendo a única catarinense da lista. Estamos lado a lado com outras gigantes deste segmento, o que mostra a força da nossa história. São mais de 120 produtores de todos os portes, que se dedicam para trazer experiências novas para quem passa por aqui.

Nessa realidade, cada vez mais me orgulho de pertencer a essa estatística. Levo Blumenau nos meus rótulos e em cada receita conto um pouco da sua tradição. Acredito que temos muito potencial para explorar, sabores para criar e histórias para contar. Porque a cerveja artesanal está enraizada aqui.

Que possamos honrar o título que temos investindo ainda mais em qualidade e inovações. Trazendo novas programações que incentivem à bebida, dando espaço para outras marcas nascerem e se firmarem. Assim, tornaremos cada vez mais Blumenau o destino ideal para quem quer conhecer sobre a cerveja artesanal. E daremos, em cada gole, um novo motivo para voltar.

Fundada em 2015, a marca que traz o nome da Capital Brasileira da Cerveja atua hoje com mais de 15 rótulos de diversos estilos. Eles contabilizam mais de 20 premiações nacionais e internacionais, além do prêmio de Cervejaria do Ano no América do Sul no International Beer Challenge 2016 e Top de Marketing no Prêmio ADVB/SC 2016. Produzido em uma planta própria em Blumenau (SC), o mix é comercializado em mais de 2 mil pontos de vendas em todo o Brasil.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta