Blumenau Capital Nacional da Cerveja

Décio Lima

Deputado Federal (PT)

 

O blumenauense se caracteriza por seu espírito empreendedor e forte vocação para o pioneirismo, contudo ainda mais marcante é a sua capacidade de superação, reiteradas vezes testada diante de desafios decorrentes de desastres naturais.

Certamente o símbolo maior dessa resiliência é a Ocktoberfest, evento criado em 1984 com o objetivo de recuperar a cidade que fora duramente atingida por uma cheia de grandes proporções. Naquele ano 40 % da população da região ficou desabrigada.

O estilo da festa remete à cultura e às tradições alemãs – música, danças, desfiles típicos e naturalmente à bebida milenar e predileta dos germânicos – a cerveja.

Fundado por alemães em 1850, Blumenau teve a sua primeira cervejaria já em 1860, propriedade da família Hosang, mas sem dúvida as festas de outubro estimularam em muito o aparecimento de inúmeras cervejarias, além de cursos de formação cervejeira, inclusive em nível superior.

A cerveja, para os alemães e para os blumenauenses tem um valor que transcende a dimensão econômica, da geração de renda e empregos e se insere como um valor cultural.

Há tanta preocupação com a legitimidade da bebida que os cervejeiros buscam cumprir a “Reinheitsgebot” – Lei da Pureza da Cerveja, instituída em 1516 na Baviera.

Blumenau é uma cidade marcante. Quem aqui é acolhido, uma vez superadas as idiossincrasias, quer ficar ou voltar.

Ser blumenauense nato ou adotado é quase uma religião, ato de fé na força do trabalho, crença de que no final tudo dará certo e que o futuro está aqui. E este futuro precisa ser projetado com desenvolvimento econômico.

Agora, a cidade abre-se para novas oportunidade de geração de emprego e renda na cadeia produtiva da cerveja, preserva a cultura local e impulsiona o turismo.

O Projeto de Lei de minha autoria que ensejará ao blumenauense mais um motivo para fortalecer o culto à sua cidade – Blumenau é oficial e legalmente a Capital Nacional da Cerveja.

A cerveja que tem 6 mil anos de história, agora tem no Brasil a sua capital – Blumenau.

 

 

 

3 Comentário

  1. parabéns ao deputado pela iniciativa. Por que a imprensa monopolista não divulga o autor do projeto?

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*