As duas conversas na Câmara de Vereadores de Blumenau

Foto: Jessica de Moraes/CMB

Na sessão de quinta-feira, mais uma vez fez-se silêncio na tribuna da Câmara Municipal. Nenhum dos vereadores manifestou-se publicamente sobre o documento das entidades empresariais e patronais da cidade, com um estudo da máquina do Legislativo que propõe o corte de cerca de 80 cargos e uns 30 estagiários.

Todos esperavam a comunicação oficial do presidente Marcos da Rosa (DEM), ele que conversou e recebeu o documento das mãos das lideranças do G6, leia-se ACIB, Intersindical Patronal, Codeic, OAB , CDL e AMPE na última segunda-feira.

Foi interessante conversar com alguns dos vereadores antes da sessão. Alguns até brincavam que não conhecia o que estava se falando, como se pudesse estar alheio a repercussão que o documento tomou.

Foram unânimes que era preciso esperar o encaminhamento da presidência e também contrários com a forma que as entidades conduziram o assunto. Conversei com seis parlamentares, todos foram na linha de que é preciso “estudar” as sugestões, mas afirmam que o teor e a forma de divulgação foi exagerada, colocando uma faca no pescoço do Legislativo.

Alguns até levantaram a bandeira do interesse político, para supostamente beneficiar empresários-candidatos, afinal este pleito chega as vésperas da eleição, sendo que 11 vereadores são pré-candidatos.

Então, esta foi a conversa nos bastidores. Na tribuna, o silêncio. E, as voltas com uma paternidade recente – terça ou quarta feira, Marcos da Rosa virou papai pela terceira vez -, o presidente chegou no final da sessão e, finalmente, os vereadores foram comunicados “oficialmente”.

Marcos da Rosa começou falando da economia que sua condução na gestão da Casa já proporcionou  e do cumprimento de quase todas cláusulas pedidas no documento encaminhado pelas entidades na última campanha eleitoral.  “Vamos analisar com muito carinho, assim como fazemos com todos que nos procuram”, afirmou na tribuna, para completar: “Vamos sim dar uma resposta positiva à sociedade.”

Depois, o presidente e todos os vereadores fizeram uma reunião interna para debater o assunto. O encaminhamento é para que o assunto seja debatido com a Mesa Diretora, vereadores, os diretores e servidores.

Não se espere muita coisa. Tenho dúvidas se haverá algum avanço com relação aos cortes propostos pelas entidades.

E não se pode colocar a culpa exclusivamente no Legislativo. As entidades conduziram de forma errada o debate, que tinha tudo para ser construtivo. Assunto para outra postagem.

6 Comentário

  1. Ridículo vereadores usarem a tribuna para parabenizar aniversário de familiares e coisas do gênero.

  2. “As entidades conduziram de forma errada o debate, que tinha tudo para ser construtivo.”

    Não concordo contigo, prezado Alexandre Gonçalves! Para não ficarmos em cima do muro… Destrutivo é que não foi!

    Se os envolvidos lerem o livro da Cláudia Wallin (Um País Sem Excelências e Mordomias), darão de ombros? Ou ficarão com vergonha?

    Tudo bem que a autora se refere a país de quinta categoria, paupérrimo, altamente corrupto, a saber, Suécia!

    Aparentemente, o G6 jogou “pérolas a porcos”, mas nós, os eleitores de Blumenau iremos desinfetar a pocilga inteira já agora nestas próximas eleições e daqui a dois anos nas municipais.

    Alcino Carrancho
    (Ele Defenestrador Muy Implacable)

  3. Daqui a pouco, de tantos assessores que os nossos edis têm, haverá o cargo de “limpador de bunda de vereador” e, para que o serviço seja convenientemente fiscalizado, se criará o cargo de “fiscal de bunda higienizada”.

    Esperem o troco, queridos vereadoreszinhos!

    Alcino Carrancho
    (El Defenestrador Muy Implacable de Vereadorzinho Limpinho)

  4. Alcino Carrancho, Aquele Que Somente Votará Em Político ZERO QUILÔMETRO! disse:

    “edu disse:
    16/06/2018 ÀS 1:47”

    edu disse muito bem!

    Salvo, um ou dois vereadores… O resto é uma cambada caipira, mal educada, inculta e outros adjetivos nada abonadores!

    Nóis vai dar o troco nuceis agora em 2018 e, mais mió ainda, em 2020!

    Espera nóis!

    Alcino Carrancho
    (O Mal Educado)

  5. Agora entidades e nós contribuintes somos “CULPADOS” de acordo com alguns vereadores e o jornalista deste veículo….
    Ora Sr. Alexandre tenha a santa paciência…… logo o Sr. que julguei inteligente e culto sair com esta conclusão…???!!!!!!
    Então eles se aproveitam, pintam e bordam…. não terminam o mandato…e o sr ….bom deixá pra lá…
    ME DÃO PENA…. , inclua-se o Sr. Alexandre Gonçalves

  6. “Foi interessante conversar com alguns dos vereadores antes da sessão. Alguns até brincavam que não conhecia o que estava se falando, como se pudesse estar alheio a repercussão que o documento tomou.”

    Claro que desconhecem , não é do interesse deles reduzir nada , principalmente em ano de campanha , que vão precisar de todos os assessores e comissionados para fazer campanha .
    A atual Câmara de Blumenau é uma das piores dos últimos anos , só não perde para a 2004
    onde compravam televisão e depurador de ar por preço de ouro .

    Quantidade não é qualidade , e no legislativo de Blumenau , temos 90 % de quantidade e
    10 % de qualidade .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*