Artigo: caos no transporte coletivo

Fotos: Karin Bendheim

 

Opinião aviso artigos terceiros

Karin Bendheim

Jornalista e usuária do transporte coletivo

Tem um dito militar que diz que nada está tão ruim que não possa piorar.

Essa é a realidade do transporte coletivo em Blumenau. Até a alguns meses eram “apenas” ônibus lotados, atrasados, alguns horários não circulavam, pneus carecas e por aí iam os problemas. Começaram então, com frequência, greves e paralisações devido ao não pagamento de salários e benefícios aos trabalhadores do transporte coletivo e o não cumprimento de acordos.

Aí veio a tal da intervenção, que por um momento acreditei que traria soluções em curto prazo. Que nada!Não bastasse isso, tivemos a apreensão de 27 ônibus. O que aconteceu? Redução dos horários das linhas e ônibus super lotados. Não se pode nem falar em lata de sardinha, pois até elas estão mais bem acomodadas que nós, usuários do transporte coletivo. Está mais é para quebrar um das leis da física, que diz que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar. Na atual situação, tenho a impressão que dois corpos (e muitos outros) podem sim ocupar o mesmo lugar. Mais que um descaso, é uma humilhação o que passamos dentro dos ônibus.

E para isso acontecer nem precisa ser no horário de pico não. Na tarde dessa terça-feira (15), na linha 15 (Fonte – Fortaleza), quando o coletivo parou na primeira estação de embarque da Av. Beira Rio já estava lotado. Na segunda estação jurei que não caberia mais gente. Estava enganada, muitas outras pessoas conseguiram entrar. Aos berros e xingamentos, mas, por fim, lá estávamos todos nós. Nesse momento uma senhora começou a gritar desesperada, pois o celular dela havia sido furtado.

A cada ponto, a situação piorava. As pessoas começaram a ficar irritadas e reclamar. Pudera, naquele calor, espremidos, pensando que no outro dia poderia nem haver ônibus. Até chegarmos ao terminal Fortaleza. Então, as pessoas fizeram um coro de “eeee” chegamos.

Culpa de quem tudo isso? Principalmente do poder público, dessa e de outras gestões municipais, que há anos ouvem as queixas dos usuários, aquele zum-zum-zum de problemas financeiros e nada ou pouco fizeram.

Agora o buraco é bem mais embaixo e pra colocar tudo em ordem vai demorar.

Fotos: Karin Bendheim
Fotos: Karin Bendheim

trasnpporte coletivo blumenau (1) (1) (1)

trasnpporte coletivo blumenau (9) (1)

1 Comentário

  1. Culpa da Câmara de vereadores , foram eleitos para fiscalizar os atos do executivo, esta é a função principal de qualquer vereador . Mas no lugar de fazer suas obrigações , fazem alianças com o executivo, jogam tudo para debaixo do tapete ,
    aprovam tudo que o executivo quer, votam contra qualquer argumento dos vereadores que estão tentando fazer o trabalho para qual foram eleitos . A Câmara de vereadores de Blumenau virou uma sub prefeitura , rezam a cartilha do executivo, pois não querem perder seus cargos comissionados nas secretarias que estão todas loteadas . E não adianta vereadorzinho ir para o microfone do parlamento dizer que só falamos mal da Câmara , pois o que estão fazendo a 03 anos é uma vergonha , salvo 04 vereadores que tentam inutilmente fazer aquilo que todos deveriam, fiscalizar o executivo, apoiar quando necessário , mas cobrar a utilização correta dos recursos públicos ,, sem se vender , pois quem se vende é porque não vale nada .

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*