Antigo Salão Kunze, na Vila Itoupava, será restaurado

Foto: divulgação PMB

A estrutura de 1930 é considerada a segunda maior construída na técnica enxaimel de Blumenau e estava desativada há cerca de 25 anos.

Na última sexta-feira, 21 o prefeito Mário Hildebrandt (PSB) cumpriu extensa agenda no Distrito da Vila Itoupava, acompanhado do secretário de Turismo e Lazer Ricardo Stodieck, e do Intendente Distrital Interino, Leandro Índio da Silva e, entre outros atos, o prefeito assinou o contrato que oficializa o recebimento em doação da estrutura do antigo Salão Kunze para o município de Blumenau, para que a edificação seja restaurada e reconstruída em área pública a ser definida na própria Vila Itoupava

“A doação e consecutiva reconstrução neste caso são possíveis pois o imóvel não é tombado. Com esta medida esperamos valorizar a história e a cultura da Vila Itoupava, pois o Salão Kunze foi um espaço de eventos que marcou época em nosso recanto mais alemão, com sua imponente estrutura que sediou bailes, casamentos e outras cerimônias. Em tamanho, fica atrás somente do Hospital Misericórdia”, destacou o secretário Ricardo Stodieck.

Tecnicamente, a arquitetura enxaimel consiste no travejamento de vigas maciças de madeira. As vigas são encaixadas entre si nos sentidos vertical, horizontal ou inclinado – reforçando a solidez da estrutura – e o preenchimento dos espaços pode ser realizado com taipa, pedra ou tijolos. Como são vigas de madeira, montadas e encaixadas com tarugos (pregos de madeira), é possível desmontar e remontar a casa em um novo lugar. A execução do projeto de restauro do Salão Kunze será de responsabilidade da Secretaria de Turismo e Lazer, em parceria com a Intendência Distrital da Vila Itoupava.

O Distrito da Vila Itoupava, que mantém fortes traços da colonização alemã, possui cerca de 99 das 226 construções em enxaimel catalogadas em nossa Cidade, e neste ano, sua comunidade celebrará os 75 anos de sua criação, como unidade de sub-divisão administrativa.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta