A Prefeitura de Blumenau e a nova operação de ônibus

i9ge_contabilidade
Foto: Secom PMB

Compartilho, na íntegra, o release oficial da Prefeitura de Blumenau. No Informe você confere também outras abordagens.

Foto: Secom PMB

Nova operação do transporte coletivo inicia neste sábado, dia 1º de julho

Neste sábado, dia 1º de julho, a BluMob inicia oficialmente a nova operação do transporte coletivo em Blumenau. O sistema entrará em funcionamento com 104 veículos zero quilômetro e o restante da frota, 142 veículos na condição de usados, será substituída num prazo máximo de três anos, contados na data do início da operação, na razão de, no mínimo, um terço por ano.

Dos veículos zero quilômetro, quatro serão vans, 15 serão microônibus, 49 serão ônibus de 12,8 metros, 15 ônibus serão de 13,3 metros e 21 ônibus serão de 15 metros. Todos eles têm 100% de acessibilidade, acesso gratuito à internet via wi-fi e tomadas para carregar dispositivos eletrônicos portáteis.

Os ônibus de 15 metros funcionarão nas linhas troncais, principalmente no Troncal 10 – Via Rua São Paulo, e estarão equipados com duas catracas para dar mais agilidade nos embarques. Uma das catracas funcionará exclusivamente para pagamentos com cartão e a outra para cartão e dinheiro. Os ônibus de 12,8 metros e 13,3 metros também atuarão nas linhas troncais.

Os microônibus operarão em algumas linhas alimentadoras, que fazem ligações entre os bairros e os terminais mais próximos. São elas: 307 – Francisco Becker, 311 – Dona Edith, 404 – Nova Rússia, 406 – Leopoldo Heringer, 407 – Manoel Salvador, 408 – André Nicoletti, 423 – Grevsmuehl, 505 – Itapuí, 506 – Pastor O. Hesse/Garuva, 510 – Oscar Burger, 604 – São João, 702 – Vila Nova, 705 – Ponte do Salto, 709 – Boa Vista e parte das linhas 421 – Belo Horizonte, 422 – Rua Brusque e 501 – Bom Retiro.

As vans totalmente adaptadas serão utilizadas especificamente no serviço Blufácil, que transporta pessoas com dificuldades severas de locomoção para realização de tratamento de saúde, mediante agendamento prévio.

Tarifa

A partir da 0h deste sábado, dia 1 º, a tarifa do transporte coletivo será de R$ 3,90. O novo valor será aplicado em todas as linhas, dias e horários, conforme Decreto Municipal nº 11.341/2017. Estudantes legalmente aptos terão 50% de desconto sobre o valor da tarifa, seguindo a Lei nº 4.175, de 1992, e alterações posteriores.

Cartão e horários

Os usuários poderão usar seus cartões normalmente na nova operação, não havendo necessidade de serem trocados. Os equipamentos da bilhetagem eletrônica farão a leitura dos cartões e o saldo de créditos existente nos cartões permanecerá. Com relação aos horários, o sistema seguirá conforme seu funcionamento habitual. As tabelas dos horários podem ser conferidas na plataforma das linhas nos terminais ou no site da Prefeitura de Blumenau, na página do Seterb, no link Horário de Ônibus (http://www.seterb.sc.gov.br/horarioonibus/wpconsultainicial.aspx).

Comentários

comentários

Powered by Facebook Comments

1 Comentário

  1. Vai dar certo, desde que os sindicalistas parem com a mania de greve, por qualquer coisa no País. E quem quer ir no ônibus novo é só começar a usar os mesmos, e não só ir no terminal para olhar para eles. Eu usei e gostei.

Deixe uma resposta