A escolha por Blumenau

Valmir Zanetti

Empresário

 

Não sou de Blumenau. Nasci em Rio das Antas, uma cidade do meio Oeste catarinense, e passei por vários outros municípios até que cheguei. Foi aqui, quando minha filha entrou em idade escolar, que eu decidi ficar. E muitas pessoas me perguntam o porquê dessa escolha definitiva. A verdade é que, quem é de fora, vê essa cidade de uma outra forma.

Compartilho da visão de amigos que também não carregam Blumenau na certidão de nascimento: este é um lugar de oportunidades.

Economicamente falando, a cidade tem uma variável invejável de frentes. É referência na indústria têxtil há mais de um século. Graças a essa indústria, despontou no mercado de tecnologia e hoje, daqui, desenvolve soluções para todo o mundo. Blumenau também é conhecida em todo o país pela qualidade do atendimento médico e pelos transplantes. No turismo, é modelo na realização de eventos de qualidade para públicos volumosos com a Oktoberfest. Foi pioneira e é muito representativa no que tange o cooperativismo. Mais recentemente, se tornou sinônimo de qualidade na cerveja. Isso para citar apenas algumas áreas mais abrangentes.

Quando cheguei, na década de 1990, muitos destes pontos já estavam consolidados ou em desenvolvimento. E, de lá pra cá, cresceram ainda mais e trouxeram oportunidades para quem vive aqui, além de atraírem outros imigrantes, como eu, que encontraram aqui o ambiente ideal para construírem as suas vidas.

Nesta semana, em que comemoramos o aniversário do município, me peguei pensando em como a rotina cheia de informações e sobrecargas, às vezes faz com que a gente não lembre disso.

Ainda em setembro, quando celebro os 10 anos do primeiro empreendimento que fundei aqui, o Empório Vila Germânica, lembro que foi graças às vocações da cidade para o turismo, a cerveja e a gastronomia que pude transformar o DNA empreendedor em relação.

Embora tenhamos problemas, claro, o convite nesta data é para que você converse com quem não é daqui para tentar enxergar o nosso ponto de vista. Existem centenas de motivos para que as pessoas escolham Blumenau. E podemos ir ainda mais longe se quem já é da cidade fizer conscientemente essa opção.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta